domingo, 6 de junho de 2010

O conceito de liberdade de John Locke, Rousseau e Stuart Mill

Segundo a concepção individualista do filósofo John Locke, a existência do individuo é anterior a da sociedade e do estado, os homens viviam em um estágio pré-social e pré-político caracterizado pela liberdade e igualdade, o estado de natureza, onde a liberdade, a vida e a propriedade são direitos naturais do homem. No estado de natureza não havia leis que protegessem a propriedade, o que acabava deixando os indivíduos em estado de guerra uns contra os outros, com isso os homens criam um contrato social que realiza a passagem da natureza para o estado civil, criando assim leis de proteção à liberdade.
De acordo com o filósofo Rousseau, no estado de natureza todos os homens nascem livres e iguais, porém a propriedade privada, da origem ao estado de sociedade, criando assim desigualdade entre os homens, ao contrário de Locke, acredita que o estado de natureza não deveria ser mudado e que a propriedade não deveria ser incluída como um dos direitos naturais. Segundo Rousseau o homem nasce bom (bom selvagem), a sociedade o corrompe.
Ao contrario de Locke e Rousseau, o filósofo Stuart Mill não considera a liberdade um direito natural do homem, não faz parte do estado de natureza. Um bom governo propicia o desenvolvimento das boas qualidades dos governados e a liberdade, que é necessária para o desenvolvimento e promotora da diversidade. Com a liberdade o indivíduo age em direção aos seus interesses, desde que não atrapalhe o interesse dos outros. Se o comportamento de um indivíduo atrapalhar o de outro, irá arcar com as conseqüências estabelecidas pela sociedade.
John Locke e Rousseau vêem a liberdade como direito natural do homem, porém Locke via uma necessidade de leis que protegessem a liberdade, a vida e a propriedade, que era excluída e culpada do fim do estado de natureza para Rousseau, criando assim uma sociedade civil, que para Rousseau gerava a desigualdade entre os homens. Stuart Mill não vê a liberdade como um direito natural do homem, acredita que essa ajuda no desenvolvimento da sociedade e deve ser proporcionada por um bom governo.

4 comentários:

  1. comentário de:http://pontoemquestaopucsp.wordpress.com/

    Vocês fizeram um bom resumo da teoria dos 3 pensadores, está até me ajudando a estudar para a prova.
    Concordo com os pontos levantados em geral e acho que vocês fizeram bem em relacionar as 3 teorias, fazendo de certa forma uma comparação entre as ideias.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da forma como relacionaram os três autores, apenas acho que deixaram de lado pontos cruciais de suas obras. Porém o texto como um todo ficou ótimo, e o resultado final, esclarecedor. Aliás ele está mesmo ajudando no estudo para a prova!

    ResponderExcluir
  3. A forma como explicaram os conceitos de estado de natureza, propriedade e contrato social, a partir de John Locke, ficou bem clara e facilitou o entendimento. Acho que voces poderiam ter aprofundado mais as comparações dos 3 filósofos, porém citaram um fato importante sobre a liberdade, quando citaram o conceito de Stuart Mill de que a liberdade é válida até o ponto que não atrapalhe a do outro.

    Marília Marques Terra

    ResponderExcluir
  4. obrigado , me ajudaram muito
    é mesmo um barricada estudantil rsrsrs

    ResponderExcluir